domingo, 13 de fevereiro de 2011

É o ultimo ano... Bateu desespero!


   Não sei se vocês sabem mas este ano estou cursando o último ano do ensino médio e bateu um desespero básico. Só de imaginar que ano que vem eu vou ripar para uma nova fase que está mais próximo da fase adulta do que para a fase adolescente já me dá um tremor, aquele medinho do desconhecido.
  É estranho com as coisas passam tão rapidamente. Ontem eu estava com meus amigos lá no ensino fundamental, que era bem mais leve, gostoso e fácil - em comparação ao que é agora né. E agora estou no meu último ano escolar sofrendo horrores com esse bicho de mil cabeças chamado vestibular. Tenho certeza que não é apenas a mim que esta ideia de ano que vem poder estar cursando uma faculdade "como gente grande" assusta e deixa um frio na barriga. É uma coisa libertadora e amedrontadora ao mesmo tempo. Libertadora porque você finalmente poderá estudar o que você quiser e amedrontadora porque é uma fase completamente nova. Você terá que ir atrás da faca e do queijo dentro de uma universidade.

  Neste último ano de estudo obrigatório nós temos a viagem de formatura, orientação vocacional, professores te forçando a estudar e também a despedida do pessoal que você estudou desde o fundamental ou desde o início do ensino médio, é complicado. Porém é neste ano que nós decidimos "quero ter um futuro promissor ou não?". Quem quiser vai começar a estudar no próximo segundo e que não quiser vai ficar para trás.
Não sou uma ótima pessoa para orientar ninguém nesta fase porque eu ainda não passei por ela. Mas eu posso compartilhar a situação com pessoas que estão no mesmo barco que o meu, não? Se você ainda não procurou saber sobre quais cursos, universidades e a profissão que você quer seguir eu sinto lhe dizer ... Já está na hora de procurar saber sobre isto. Procure gente na família que tem a profissão que você quer seguir, visite lugares que estão abertos para vocês entrarem apenas para dar uma olhada no ambiente de trabalho da sua futura profissão. Pergunte como é a faculdade e quais matérias que são dadas no curso, fique atento para isso. Para ter certeza se é este curso que você quer mesmo se dedicar. Ah! E uma coisa muito importante: pense grande.
  Não pense em uma universidade mais ou menos, um curso mais ou menos só porque é mais fácil. Quanto melhor for o que você plantar maior será a sua recompensa depois. Portanto vá atrás do que você quiser com muita vontade e não se preocupe tanto com as dificuldades. Quem quer de verdade e está disposto a estudar pra caramba não sentirá dificuldades na hora H. Esta é a hora de tirar a bunda da cadeira do computador e sair por aí procurando o que você quer para a sua vida daqui para frente.

Aqui vai para vocês o link do site do Guia do Estudante, Vestibular UOL, Fuvest e Vestibular Terra para vocês ficarem informados sobre as novidades do vestibular deste ano. Espero ter dado o alívio para o pessoal do terceirão que também está passando por esse início meio conturbado, rs.

beijocas carinhosas, adoro vocês

Nenhum comentário: