sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cuidados com a pele e o cabelo no frio

  
   
  Ah o frio. Dá aquela preguiça, aquela moleza de levantar da cama, aquela vontade de comer tudo que seja quente. Tudo tão quente que chega a queimar a pele e o cabelo na hora do banho. Ops, queimar a pele e o cabelo não pode. Já chega daquele ventinho gelado no nosso rosto e cabelo que deixa a tudo ressecado. Foi pensando nesse drama de inverno que eu resolvi juntar algumas dicas para solucionar o pelo menos minimizar o efeito da época mais fria do ano aqui no nosso Brasil, nem sempre tão tropical.

  A palavra de ordem no cuidado da pele e do cabelo é hidratação. No meu lindo e querido verão a pele fica mais hidratada por conta água do suor que fica na superfície da epiderme, já no inverno o suor é muito raro e como o clima é seco agrava mais ainda o ressecamento. Isso gera aquelas descamações horríveis e aquelas rachaduras na boca ou até mesmo sangramento. Os cabelos é o mesmo drama. Ressecamento atrás de ressecamento. Mas como previnir?



  Creme hidrantante para o rosto

  É a dica mais velha e mais clichê que existe para cuidar da pele no inverno, eu sei, mas vale a pena reforçar né? Mas uma coisa que a maioria das pessoas não se atentam é de como usar o creme hidratante. Ele deve ser usado apenas com a pele limpa para que tenha um resultado melhor. Porém cuidado para não fazer uma limpeza exagerada, ela pode agravar mais ainda o ressecamento porque danificar a camada de gordura da pele que também serve para hidratar.

Banho com água morna

  Essa dica é dois por um. Porque a água morna não ajuda apenas a pele mas também as madeixas. A água muito quente agrava mais o problema. Sabemos que é quase irresistível que não tomar banho com uma água bem quentona mas a sua pele a cabelo agradeceram. Para os cabelos uma dica que é infalível é lavar o cabelo com água morna para abrir os poros e finalizar o enxague do condicionador ou hidratação com água fria para fechar os poros. Além disso o cabelo fica muito mais saudável.


Boa alimentação


  A boa alimentação na verdade é importante em toda estação do ano mas agora tem que ser reforçado. Sabe aqueles legumes e verduras que você não gosta? São essas mesmas que são ótimas para a sua pele e para o cabelo. Rúcula para os lábios rachados, frutos do mar para pele descamada, ovos para cabelos que caem muito ou são ressecados, soja para pés e calcanhares rachados. Já as melhores frutas para o inverno são as que possuem vitamina C. Como por exemplo, laranja, acerola e morango. Evitar as bebidas alcóolicas, café, chocolate buá!, carne de porco e queijos amarelos. Eles ajudam a formar espinhas.


Protetor solar

  Tá achando que é só porque não tem sol que não precisa usar protetor solar? Que nada! São nos dias frios que o protetor solar funciona. Independente de ter sol ou não, há aquela claridade que vem diretamente no seu rosto se você estiver sem protetor solar. A raios ultra-violeta caem matando em cima de nós. Portanto não esqueça do protetor solar, quanto maior o fator de proteção, melhor! A minha indicação particular é de comprar um que tenha vitamina E, pois dá uma hidratada a mais.


OBS: Para quem a pele mista - como eu - deve tomar alguns cuidados a mais. A hidratação deve ser feita apenas nas partes menos oleosas para não ficar com o rosto gorduroso demais. Primeiro faça uma esfoliação, abrangendo tanto as áreas mais oleosas como as mais ressecadas. Isso ajuda a retirar as células mortas e para deixar a limpeza uniforme. Depois aplique o hidratate no rosto todo, o resultado ficará bem melhor.



1. Creme para pentear - Andiroba da Natura
2. Creme de hidratação em 3 minutos para controle de queda - Pantene
4. Reparador de pontas - Avon Advance Techniques

1. Adstringente - Clearskin Avon
2. Óleo para tratamento de escaras (ou seja, descamações) - Dersani
3. Bloqueador solar facial FPS 50 - Avon
4. Sabonete vegetal de glicerina - Granado


  E ai pessoal, gostaram das dicas? Espero que aproveitem tanto quanto eu. Porque estes procedimentos dão super certo comigo. Testem em casa e depois me contem se houve melhoras!

beijocas da Dani, adooro vocês

Nenhum comentário: