segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Resenha crítica: Atividade Paranormal 3




Direção: Henry Joost & Ariel Schulman
Ano: 2011
País: EUA
Duração: 84 minutos
Título original: Paranormal Activity 3





   Crítica

Previsível, porém inovador. Esclarecedor mas também gerador de mais dúvidas. Enfim, é um filme contraditório que dá para assistir.


  Vamos a mais uma crítica de um filme que todo mundo (que eu conheço, pelo menos) estava louquíssimo para assistir. Já que metade dizia que o filme era ruim e outra metade dizia que o filme era bom, então por via das dúvidas fui assistir e ver se era "essa coca-cola toda" ou não.
  O filme é um continuação do que rolou em Atividade Paranormal 1 e 2 fora da ordem cronológica. O primeiro filme retrata o desaparecimento (ou morte, dependendo da versão do filme) da personagem demoníaca Katie (Katie Featherston) e o assasinato do seu marido estúpido Micah (Micah Sloat). Na sequência o segundo filme retrata a vida da sua irmã Kristi, que foi responsável pela morte da irmã em troca da vida do seu filho, que seria uma oferenda ao cara lá de baixo. Finalmente surge o terceiro filme, que tem pelo menos, a intenção de esclarecer algumas dúvidas que ficaram nos filmes anteriores. Como por exemplo, esclarecer onde tudo começou ou como a Katie se tornou demoníaca na infância.
  Primeiramente, devo elogiar o terceiro filme porque me surpreendeu bastante de uma maneira positiva. Até então eu não via esperanças nessa historinha mal filmada, agora eu tenho. Nada que se compare ao meu filme favorito no gênero terror O Iluminado, é claro. Mas com certeza dá para assistir. Deu para perceber que foi adicionado um tom cômico em algumas cenas, que até então não existia. Quem viu o filme com certeza deu boas risadas do personagem Randy (Dustin Ingram), o amigo noiado da família. Mas o humor não durou muito tempo, porque a coisa foi ficando cada vez mais preta para a família e já não tinha como fazer piadinhas.
  Dessa vez os mais corajosos poderiam levar uns sustinhos a mais e os mais medrosos ficarem mais umas noites sem dormir. Mas foram apenas sustos, que variaram do boo! só pra ver se você estava prestando atenção! haha e outros que realmente fizeram as garotas se agarrarem ao cara do lado (que com certeza não foi o meu caso, preferi dar uns berros mesmo). Portanto deu para arrepiar um pouco sim. Entretanto há um problema: nós já sabemos o que está por vir. Sabendo que se trata de um filme de espíritos que ficam perambulando pela casa e, tomando como referência os filmes passado já dá para ter uma noção em que altura do filme a gente vai levar um susto. Um exemplo é a cena em que Dennis (Christopher Nicholas Smith), o marido criativo (ou assustado demais), acopla a câmera ao ventilador da Sra. Dennis (que aliás ficou bem brava com a ideia). A babá dar um susto quando a câmera se move na sua direção foi bem previsível. Afinal, você já viu alguma babá nos filmes que gosta do seu trabalho e dos seus patrões? Eu não.
  Sobre o elenco, primeiramente eu devo parabenizar a atriz mirim Jessica Tyler Brown, que interpretou a Kristi. Só quem estava do meu lado sabe o quanto essa menininha fofa de pijama branco me assustou. A expressão dela de completa convicção de estar falando com alguém real quase me deu a sensação de ter esse seu amigo Toby olhando para mim e dando risada invisivelmente e do restante do cinema. Ela realmente foi incrível. Já a sua nem tão querida irmã Katie (Chloe Csengery), que não fazia nada mais do que zombar e ficar quieta na maior parte do filme, me surpreendeu muito no finalzinho quando ela está toda demoníaca. Essa menina quase me matou do coração, por isso ela merece meus parabéns também.
    Agora, se tem uma coisa que eu não gostei mesmo do filme foi essa palhaçada de colocar cenas no trailer que não tem no filme e vice-versa. Produção, você perdeu a minha credibilidade. Se a intenção foi de nos surpreender foi muito forçado, preferia outro recuso mais criativo. Agora se foi para incentivar a galera a comprar o DVD e ver as cenas cortadas dá até para entender. Mas ainda sim foi decepcionante. Outra coisa que eu queria comentar é: onde está a cena que a casa pega fogo, que tanto foi falado no primeiro e no segundo filme? Fiquei esperando que nem boba e não vi nada disso. Ok, ouvi rumores de um quarto filme e que pode ser mostrada a tal cena nessa sequência. Mas ainda sim fiquei inconformada e senti necessidade de mais informações.
  Quanto ao desfecho, em termos de atuação, foi ótimo, tenho que admitir. Mas quando o assunto é sobre o roteiro eu tenho que criticar. A intenção era gerar mais dúvidas para o próximo filme de maneira que deixasse o pessoal cheio de vontade de assistir Atividade Paranormal 4, eu percebi. Entretanto as coisas não ficaram bem "amarradas". Ficou muita informação solta no final daquele complô demoníaco entre as meninas e a avó, que deixou o final mais sem sentido do que emocionante. E o Toby, quem é esse fulano? Qual era a intenção da avó a fazer essa maldição? O que fez a Katie entrar nesse ciclo demoníaco sendo que era apenas sua irmã que via espíritos? Será que ao provocar esse Toby na infância ela acabou tendo que pagando o pato na vida adulta? Não sei, tenho a esperança que no quarto filme algumas dúvidas sejam esclarecidas.




2 comentários:

Gabe disse...

Nossa, faz um bom tempo que não passo por aqui, né? Peço desculpas logo de início pela minha ausência. Tenho sido uma leitora muito em falta com todos os blogs que eu sigo, mas enfim...

Não vi nenhum dos três filmes; bom, pra ser justa, assisti Atividade Paranormal - Tóquio, mas acho que isso nem conta porque o filme foi um lixo apesar de ter uma ou duas cenas assustadoras. De qualquer forma, quando terminei de ler sua resenha senti a necessidade de comentar aqui para dizer parabéns. Você tem o dom de escrever resenhas que prendem até mesmo quem nunca assistiu o filme, como foi o meu caso. Confesso até que me deu vontade de assistir toda a sequência, mas sou dessas medrosas que depois não dorme a noite pensando nas cenas xD

Enfim, parabéns mesmo, tanto pela resenha quanto pelo blog. Prometo voltar a comentar com mais frequência aqui (:

Beijos,
A Macho Alfa

Dani disse...

Juro que fiquei muuuito feliz! Sério mesmo *-*' Por você ter gostado e também por ter dispertado a vontade de assistir o filme, mesmo que você sinta medo hehe.
Muito obrigada pelos elogios, mesmo! E volte sempre quando quiser, vou dar uma passeadinha no seu blog também, faz tempo que não passo pelo seu blog tb :/

Beijocas linda, mais uma vez, muito obrigada! :]