sábado, 26 de fevereiro de 2011

De volta aos anos 60

  Oie gente bonita do meu blogspot,
  Decidi hoje fazer uma volta ao passado, uma das épocas que eu mais gosto, que são os anos 60. Mesmo não tendo vivido nessa época eu sinto como se eu tivesse nascido na época errada. Talvez era para eu nascer nos anos 60 e não a minha mãe, acho que isso aí tá tudo errado haha.


   O que eu mais gosto dos anos 60 é essa explosão de jovens se vestidos de acordo com o seu comportamento, ao contrário da moda dos anos 50 que as mulheres vestiam aquelas loongas saias para sair, maiôs gigantescos pra ir à praia. A acho a vestimenta da época muito glamurosa e impecável porém um dos principais objetivos era tampar o corpo das mulhes da época. Agora quando chega os anos 60 o negócio é bafônico, vem pra causar. A reviravolta da maneira de vestir é grande. As mini-saias, maquiagens forte nos olhos, roupas coloridas, jeans e camisas sem gola para mulheres, franjas, cabelos compridos entre outros. E ainda vale lembrar da época dos hippies que eu adoro! Eles faziam moda sem se quer se importar com a vestimenta. O que marcou mais na vestimenta hippie foram as texturas, cores e formas. Uma base que até hoje é usada por vários estilistas.






  As tão pré-históricas saias foram adaptadas para as jovens piriguetarem ficarem mais curtas. Os jovens que foram os que mais usaram e abusaram da tendência da época. A moda surgiu depois da modelo Mary (que era bem conhecida na época) posou em fotografias com vestidos curtinhos. Daí que surgiu a moda do pouco pano nas pernas. Coisas compridas nos anos 60? É coisa do passado broto.




  Saias rodadas dominam! Sejam hoje em dia ou nos anos 60 elas estavam e estão com tudo. O mais legal delas é que são bem levinhas, femininas e confortáveis. Hoje em dia há diversas cores, cortes e texturas que deixam a produção bem mais moderninha, dependendo do modelo. Existiu invenção melhor?



  O estilo "paz e amor de ser" foi muito demarcado na época dos anos 60. As formas eram de estampas tribais, psicodélicas e as cores muito vivas e se misturavam loucamente nas roupas. As texturas eram de babados, franjas entre outros. Ah! Vale lembrar também as estampas florias, uma ideia que surgiu dos camponeses que trabalhavam com flores. O que os hippies deixaram para nós foram os coletes que viriam do jeans até a camurça, chinelos, rasteirinhas, head-bands e principalmente colares feitos com sementes, camurça, penas de animais e chapéus com objetos encontrados na natureza. Amor, música, sexo e drogas broto.



  Não se se vocês perceberam, mas anos anos 60 foi marcado de rebeldia. Tudo o que era feito até os anos 50 foi mudado para exatamente o oposto. Já que nos anos 50 as mulheres usavam vestidos longos e marcando a silhueta o negócio era fazer cortes retos, geométricos para não mostrar a silhueta. Coisa que o Pierre Cardin fez muito bem pelo o que mostra a foto. Afinal, quem se importa com as curvas do corpo? Isso é coisa do passado meu bem. 





  A maquiagem da época era fortemente marcada pelos olhos em destaque e a boca apagada. Elas adoravam esta aparência mais "bonequinha" com os seus looongos cílios que poderiam ser postiços. Além disso delineadores que faziam as mulheres ficarem mais gatinhas também está incluida na lsistade tendências que bombaram na época.
Ué, cadê os batons vermelhões que a gente vê por aí? Pois é, uma coisa de cada vez rs. Os olhos foram os primeiros a ganharem destaque e só depois de um tempo é que a bocona vermelha ou em tons escuros começou a aparecer.


  
  Os cabelos das mulheres dos anos 60 na sua maioria eram curtíssimos e cheios de volume. As que preferiam os cabelos mais longos usaram muito as franjinhas retas na testa e com volume também. Na época também vendiam muuitas perucas por causa da invenção da fibra sintética chamada kanekalon. Aí foi uma explosão de cores e cortes de cabelos né. Ai se eu tivesse nessa época .. Iria gastar toda a minha mesada comprando perucas ...

OBS: A moça do meio, a Farrah Fawcett, é um ícone dos anos 70. Porém achei legal coloca-la aí porque o cabelo dela entrou no clima dos cabelos volumosos dos anos 60.





   Nos pés das garotas os sapatos eram do tipo boneca. Estes não tinham saltos finos na época, ao contrário, o salto era beem grosso para garantir o equilíbrio. A característica deste tipo de sapato é de ser arrendondado na frente e possuir uma fivela em cima. Este sapato é um charme, estremamente romântico! Mas ainda tem outro tipo de sapato que ficou beem conhecido: o famoso scarpin. Quadradão, alto e cheio de charme que está aí nos dias de hoje.



  Ufa! Falei demais hoje ein haha. Eu fiz um apanhadão das coisas que eu acho legal dos anos 60 porque tem muuuitas coisas interessantes que aconteceram na época. Principalmente os movimentos para a liberdadade de expressão, a criação da pop art, manifestações, muita música psicodélica como The Beatles *-* entre outros. Acho que vale a pena depois procurar mais informações sobre desta década recheada de revolta e de mudanças. Seja aqui no Brasil ou no exterior.

  E ai, o que vocês gostaram e não gostaram dos anos 60? Perceberam o quanto a moda de hoje em dia tem a ver com a época da rebeldia? Isso é para vocês pararem de falar que a época da sua mãe, avó é cafona! haha Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Fiquei bastante tempo preparando pra vocês com carinho. 

uma mordida na nádega esquerda, adooooro vocês

2 comentários:

Amanda Capellani disse...

Querida, está rolando sorteio de aniversário do "Cheia de Frescura", um kit de maquiagem da NYX... não perca!

Beijos
http://cheiadefrescura.blogspot.com/
@AmandaCapellani

Dani disse...

Já estou participando do seu sorteio querida! Agora é só rezar hahaha
beijocas (: