quarta-feira, 4 de abril de 2012

Moda: anos 20

Foto: We heart It
    Se tem uma década que eu gosto mais do que os anos 60 eu com certeza diria os anos 20. Cheia de mudanças importantes, principalmente para as mulheres da época. Todas buscando por um espaço no mercado de trabalho e mais conforto, rompendo drasticamente com o esteriótipo de beleza e elegância da década passada.
  Nos anos 20 os espartilhos já foram abolidos do guarda-roupa feminino e um estilo mais masculino começava a entrar em cena. Foi nessa década que Coco Chanel e Jean Patou fizeram sucesso com a sua simplicidade elegante, que prezava a praticidade da mulher moderna.






Foto: Reprodução

  As roupas das mulheres na época eram completamente folgadas, não mostravam a silhueta da dama. Na maioria dos vestidos ou saias, o quadril era marcado por uma faixa de tecido. Mas nada que delineasse bem a silhueta da mulher. Os modelos folgados dos anos 20 vieram justamente para romper com o uso das roupas acinturadas e tremendamente apertadas pelo espartilho, que trazia diversos problemas à saúde das mulheres.
  A moda das roupas mais largas e confeccionadas com tecidos leves e fluídos facilitavam os movimentos da dança charleston, que fazia sucesso na época. De noite as roupas deixavam à mostra as costas e os braços. O chapéu, que antes era obrigatório em todas as produções, agora era usado apenas para os eventos noturnos. O chapéu que virou febre na época era o cloche. As mulheres também usavam muito meias da cor da pele para sugerir a nudez dos tornozelos, o que deixava a produção mais sensual.


Rodolfo Valentino e Douglas Fairbanks
   Os atores e atrizes hollywoodianos também tiveram um papel decisivo para ajudar a promover a moda. As mulheres e os homens da época tentavam se inspirar ou até mesmo imitar seus ídolos. Os atores Rodolfo Valentino, Douglas Fairbanks, Gloria Swanson e principalmente a cantora e dançarina Josephine Baker fizeram muitíssimo sucesso nos anos 20.
  
Gloria Swanson e Josephine Baker


Foto: Reprodução


  Os cabelos da época eram curtíssimos, na altura do queixo. O corte ficou conhecido por la garçonne, que vem do francês la que significa a e garçon que significa garoto, devido ao tamanho do cabelo ser quase tão curto quanto o corte dos homens. A maioria das mulheres usavam seus cabelos lisos ou ondulados. Tanto o corte quanto a maquiagem foram revolucionários se comparados à decada passada. A maquiagem forte, que antes era considerada vulgar, foi muito usada pelas mulheres da época. Olhos pretos combinados com batons de cores escuras como vinho e vermelho eram normalmente combinados. As bochechas eram bem demarcadas pelo blush rosa.

Foto: We heart it
O ideal de beleza também mudou drasticamente. Antes mulheres com cinturas finíssimas e mais "cheinhas" e encorpadas eram as preferidas. Já nos anos 20 o ideal de beleza era uma mulher com seios pequenos, esguia e alta. Uma das mulheres que se destacou muito e é lembrada hoje em dia como um ícone de moda é a modelo Twiggy.
 


Foto: Polyvore
  Os sapatos da época eram bem fechados. Os saltos eram bem grossos e não eram tão altos, pois as mulheres usavam muito no dia-a-dia. Afinal, o lema da mulher moderna dos anos 20 era o conforto e a praticidade. Os modelos que faziam sucesso eram pontudos, que mais tarde no finalzinho dos anos 40, deu origem ao amado scarpin. Saltos com fitas para amarrar nos pés em formato de "T" também faziam sucesso entre as mulheres da época. O sapato oxford, que foi um hit no outono/inverno 2011, veio dos anos 20. Entretanto na época esse modelo era usado apenas pelos homens.




  E ai pessoal, vocês gostaram dos anos 20? Vocês apostariam em um look com referências da década? Deixem seus pitacos para mim!




2 comentários:

Natália Shmidt disse...

Olá Daniela,

Meu nome é Natália, trabalho na Produção Online do Avesso, programa que mostra os bastidores da comunicação.

Desenvolvemos parcerias com diversos Blogs, e gostaríamos de ter o Girls just wanna have fun como parceiro do Avesso.

Acesse www.avessotv.com.br e assista aos nossos programas.

Caso tenha interesse em conhecer mais sobre a parceria acesse

http://www.avessotv.com.br/seja-parceiro-do-avesso.html

Obrigada!

Dani disse...

Oi Natália, que prazer ter você por aqui no blog! rs.
Visitei o site e gostei da proposta também. Já entrei em contato com o site Avesso e aguardo a resposta, se aceitam mesmo a parceria. Desde cedo agradeço muito! rs

Beijinhos